Publicado em

Significado de monumentos de Goiania

Significado de monumentos de Goiania

Quem anda na região sul da capital e aprecia os monumentos de Goiania, especificamente na avenida 85, uma das principais da cidade, não pode deixar de observar dois monumentos de destaque, apelidados de espetos de Goiânia, por alguns.

Espetos da praça do Ratinho

O primeiro deles está localizado na Praça Latif Sebba, que todos na cidade conhecem como Praça do Ratinho, muito embora a praça já não exista porque cedeu seu espaço ao viaduto, que por sinal foi “batizado” pela população de “Viaduto da Praça do Ratinho”.

 

monumento 3 marcos 1024x768 - Significado de monumentos de Goiania

 

Espeto da T-63

O Segundo monumento dos espetos está localizado no encontro da Avenida 85 com a Avenida T-63, no chamado Viaduto da T-63, ou para alguns Viaduto da Praça do Chafariz, que também não existe mais em função da criação da estrutura.

monumento t63 dia2 300x172 - Significado de monumentos de Goiania

O nome oficial é Praça Simão Carneiro, mas a presença de um chafariz ficou mais representativo para os moradores da capital goiana que apelidaram o local de Praça do Chafariz.

A maioria por certo ignora o significado das estruturas, como sempre acontece com obras deste tipo nas grandes cidades.

Significado de monumentos de Goiania: Espetos da Praça do Ratinho

No caso do Viaduto Latif Sebba (Ratinho) O monumento é uma referência aos primórdios da urbanização de Goiânia e suas três pontas estão direcionadas para as áreas que a cidade mais cresceu, e está em contínuo crescimento, que são as regiões Leste, Oeste e Sul.

O monumento é formado por três torres irregulares de 56 metros de altura, direcionadas para diferentes direções, com uma estrutura tubular em aço revestida por chapas metálicas perfuradas.

O conjunto pode ser observado de grande distância e torna a vista do local realmente bonita.

Durante a noite os efeitos causados pela luz dos refletores internos, refletido nas chapas de revestimento da estrutura causam um efeito ainda mais bonito.

monumento 3 marcos noite 300x200 - Significado de monumentos de Goiania

A obra foi concluída e entregue a população no ano de 2007.

Significado dos “espetos” da T-63

O monumento do Viaduto João Alves de Queiroz, popularmente conhecido como viaduto da T-63, representa uma bússola e suas duas torres de aço estão apontadas para o norte, teoricamente servindo de orientação a quem precisar.

Da mesma forma que o Viaduto Latif Sebba a estrutura da T-63 é um marco de destaque na paisagem da capital, vista de longe por sua expressiva altura e a noite pela beleza proporcionada pelo efeito das luzes.

 

monumento t63 noite2 300x200 - Significado de monumentos de Goiania

A Avenida 85 ficou desta forma com marcos de beleza singular em seus três pontos principais, já que a Praça do Chafariz está no inicio da avenida, a Praça do Ratinho no meio e no final da avenida se encontra a tradicional Praça Cívica.

Estão entre os mais importantes monumentos de Goiania.

Portanto se você é um turista visitando a cidade, não deixe conhecer estes belos pontos turísticos, lembrando que nesta região estão muitos dos principais restaurantes, shoppings e parques de Goiânia.

Se você é da cidade, pode passar a olhar paras os “espetos” com outros olhos.

Se quiser saber mais detalhes consulte nossas fontes de informações:

Sobre o viaduto Latif Sebba, acesse a Wikipedia.

Sobre a Praça do Chafariz, acesse a Wikimapia.

Sobre apelidos de praças em Goiânia, acesse o site meu tédio.

Outras curiosidades sobre os espetos, acesse o site curta mais.

Você pode estampar estas imagens como lembranças de Goiania em camisetas, canecas e bonés na Porto Sete Camisetas.

Presentei um amigo visitante ou leva para onde você vai passear uma lembrança de suas cidade, é só escolher a imagem e estampar em uma camiseta personalizada com foto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *